Curso Externo

Telhado Verde com Marcelo Kozmhinsky

O presente curso se propõe, com tema Telhado Verde, a capacitar profissionais das áreas de arquitetura, design, paisagismo e outras pessoas interessadas em ter maior conhecimento na área, a ser realizado de forma presencial.

O telhado verde é um modelo construtivo de origem Europeia e que nos últimos anos, principalmente a partir da década de 2010 com a legislação da obrigação da instalação do telhado verde na cidade do Recife há uma demanda maior para projetos de paisagismo com essa perspectiva com a intensão de oferecer qualidade de vida aos habitantes da cidade.  

Alguns modelos de telhados verde e estruturas são empregadas para esse objetivo e com diversidade de vegetação para diferentes projetos e necessidades  no intuito da integração de ofertar em espaços públicos ou privados para ambiente mais sustentável..

Esse curso tem o intuito de compartilhar com arquitetos, engenheiros, designers, paisagistas, agrônomos, estudantes e interessados sobre o tema, através de recursos teóricos e práticos que facilitem o aprendizado.

OBJETIVOS:

Capacitar pessoas a criar, manter e cuidar de telhado verde;

Ampliar conhecimento sobre os benefícios dos telhados verdes;

Compreender os fatores condicionantes para escolha de modelos de estrutura e vegetação adequada para os telhados verdes.

PÚBLICO ALVO:

Pessoas interessadas no assunto, com idade mínima de 18 anos.

CARGA HORÁRIA:

Sábado dia 07/04/2018 das 8h às 12h e 13h às 17h

Coffee break manhã e tarde

LOCAL:

ITBC - Information Technology Business Center(SOFTEX)

Endereço: Rua Domingos José Martins, 75, Recife Antigo

MATERIAL DIDÁTICO:

Após a conclusão, será enviado por e-mail o conteúdo apresentado no curso.

DIVULGAÇÃO:

O curso é destinado para público com potencial para se tornarem futuros clientes das empresas parceiras e divulgadores dos seus produtos.

As empresas parceiras terão espaço para divulgar as logomarcas e seus contatos no material visual do curso, apoio, cartões e material para divulgação.

CONTEÚDO DO CURSO:

Origem e história

Conceito e Benefícios

Sustentabilidade

Modelos e Estruturas

Jardins personalizados (vegetação,  manutenção)

 

Facilitador:

Marcelo Kozmhinsky é Engenheiro agrônomo pela UFRPE e Pós Graduado em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela UFLA, Pós Graduado em Gestão em Educação e Mestre em Engenharia Ambiental pela UFRPE. Atua no mercado há 12 anos, em sua empresa MKz Paisagismo e Consultoria com vasta experiência em projetar jardins e telhados verdes, atuando no mercado para construtoras, fazendas, colégios, hospitais, escolas, lojas, cafeterias, dentre outros segmentos. 

Link Externo: https://www.sympla.com.br/curso-de-telhados-verdes-com-marcelo-kozmhinsky__246332

Jardins Verticais

Pra você que quer saber mais sobre a técnica de jardins verticais, essa é a hora! Descrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/ffb/1/16/263a.png

Vamos realizar um curso no dia 25/11 com aulas teóricas e práticas pra você aprender tudo sobre a técnica.

Confira todas as informações e faça sua inscrição: https://goo.gl/GfF19w

Link Externo: https://goo.gl/GfF19w

Curso para composição e manutenção de jardim vertical

--

Estruturas em Aço


Projeto, Especificação e Proteção contra a Corrosão

Vantagens da Compatibilização de Projetos Aliada ao Uso da Metodologia BIM

Dando continuidade as ações do 7º Ciclo do Programa da Comunidade da Construção de Recife, teremos no próximo dia 28 de Setembro (quinta-feira) o Workshop Vantagens da Compatibilização de Projetos Aliada ao uso da Metodologia BIM a ser realizado das 16h00 às 18h00 no Auditório ABCP N NE, Recife/PE.





INSCRIÇÕES: A participação de cada empresa e estudante será efetivada através do preenchimento da ficha de inscrição (ANEXO) e o pagamento deverá ser feito nessa conta bancária: Caixa Econômica Federal • Agência 1584 • Conta 4502-4 • Operação 003, CNPJ: 11.339.561/0001-36. Por favor enviar o comprovante e preencher a ficha e ENVIAR até o dia 27.09(quarta-feira) para o E-MAIL comunidaderecifepe@gmail.com para confirmarmos sua inscrição.

4º Congresso ibero Latino Americano em Segurança Contra Incêndio.

Imagem anexada.

3º Congresso Brasileiro de Arquitetura Urbanismo e Design de Interiores - Recife/PE

3º Congresso Brasileiro de Arquitetura & Urbanismo e Design de Interiores

De 28 a 30 de setembro, estudantes e profissionais discutem o tema “Economia Criativa – Ferramenta para o Desenvolvimento de Mercados Sustentáveis” no III Congresso Brasileiro de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, a ser realizado no Centro de Convenções de Pernambuco.

Serão 3 dias de eventos com palestras, mesas-redondas e minicursos, além da entrega do III Prêmio ArqNassau aos estudantes de arquitetura. O evento terá a presença de profissionais renomados da área, como o arquiteto e sócio-diretor da HS Arquitetos Paulo Henrique Herwig, vencedor do Prêmio Prisma em 2004; além do arquiteto Luiz Rangel Moreira, o designer Amilton Arruda que foi consultor Internacional do IED Istituto Europeo di Design, o designer de produto Sérgio Matos entre outros profissionais de renome nacional e internacional.

Link Externo: https://eventos.sereduc.com/evento/99/3-congresso-brasileiro-de-arquitetura-urbanismo-e-design-de-interiores-recifepe

Curso Externo

Imagem em anexo

Terça no CREA

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco - CREA/PE convida Vossa Senhoria para debate sobre os temas Perspectiva e Mercado para os Novos e Futuros Profissionais de Engenharia, a ser ministrado pelo palestrante Mário Antonino, Engenheiro Civil, professor da UFPE, membro do Comitê Tecnológico Permanente do CREA-PE e atual Presidente da Academia Pernambucana de Engenharia, e Panorama da Construção Civil em Pernambuco, a ser ministrado pelo palestrante Alexandre Gusmão, Engenheiro Civil pela UFPE, Mestre pela UFRJ, Doutor pela PUC e atual professor da UPE.
Será realizado na sede do CREA/PE, às 19h, em 29 de agosto de 2017.

Link para inscrição: http://siscrea.especialistas.inf.br/controle/inscricao/68

Acesse a programação completa do Terça no CREA em nosso site: www.creape.org.br

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Abilux Projetos de Iluminação 2017

Os lighting designers, arquitetos, designers de interiores e engenheiros interessados em participar do VIII Prêmio Abilux Projetos de Iluminação têm até o dia primeiro de setembro para inscrever seus projetos na edição 2017 do Concurso. Uma realização da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), o Prêmio foi criado para reconhecer o trabalho dos que se dedicam ao desenvolvimento de projetos de iluminação no mercado brasileiro no momento em que estão em curso transições de tecnologias, nas quais os LEDs avançam celeremente em todas as aplicações. A Asbai (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação) é a entidade parceira da Abilux neste projeto.

O Prêmio será disputado nas categorias: Residencial, Comercial, Corporativa e Urbana, além do Prêmio Especial "Iluminação Eficiente". Nesta categoria enquadram-se todos os projetos de iluminação, que na sua execução levaram em consideração a inclusão de tecnologias que têm como foco a conservação de energia.

Os projetos de iluminação inscritos deverão ter sido implantados em território nacional, entre junho de 2015 e maio de 2017. É também pré-requisito que tenham utilizado 60% de produtos nacionais em valor ou quantidade.

As inscrições são gratuitas.

Premiação:

A cerimônia de premiação ocorrerá em outubro de 2017 durante evento comemorativo do Dia da Iluminação, em São Paulo (SP).

Serviço:
VIII PRÊMIO ABILUX DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO
Informações: Secretaria Executiva da ABILUX (Avenida Paulista, 1313 - 9º. Andar - cj 913)
Telefone: 11 3251.2744
E-mail: abilux@abilux.com.br
Regulamento: disponível no site da Abilux (http://www.abilux.com.br/portal/)

Link Externo: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID=%7BF5EAADD6-CCB0-4E29-A0C4-482D3D66BB65%7D¶ms=itemID=%7BBF350795-585D-40D6-A5FA-7D3BB8711247%7D;&UIPartUID=%7BD90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898%7D

4º Congresso Pernambucano de Municípios

Estão abertas as inscrições para o 4º Congresso Pernambucano de Municípios, que acontece de 25 a 27 de julho de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento é aberto ao público e totalmente gratuito, as inscrições podem ser feitas através do Link: Clique Aqui . Com o tema A Cidade que Precisamos, esta edição é uma realização conjunta da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU) que realiza o Fórum Implementando Cidades Sustentáveis, dentro da programação do Congresso. O evento inclui apresentações de especialistas com diferentes abordagens em planejamento urbano, desenvolvimento sustentável, social e econômico.

Após a solenidade de abertura, que contará com a presença do governador Paulo Câmara, haverá a palestra magna “Planejamento Integrado como Estratégia de Transformação Urbana” com Gustavo Restrepo, arquiteto e urbanista colombiano, ex-gerente de projetos e Planos de desenvolvimento urbano de Medellín. Restrepo é referência internacional na recuperação de áreas degradadas.

No dia 26 os participantes terão à disposição diversas palestras, oficinas e painéis dentro da programação:

Oficinas Temáticas – Como em outras edições, a programação traz temas como questões de segurança, saúde e comunicação. Destaque para Reforma da Previdência Social e os Impactos nos Municípios, A Comunicação e a Arte do Poder, A Equidade de Gênero, o Federalismo e os Obstáculos ao Direito à Educação Básica e A Contribuição dos Municípios para a Efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). (Confira a Programação em anexo).

Consórcios – Este ano a novidade é o Encontro Regional de Consórcios Públicos do Nordeste, que acontece também no dia 26. O primeiro painel discorrerá sobre Legislação, destacando: regime de contratação, contrato de rateio x contrato de programa e responsabilização jurídica. O segundo painel vai tratar de financiamento, gestão e funcionamento. O encontro ainda contará com a participação de José Patriota, presidente da Amupe, falando sobre os Consórcios Públicos como instrumento de fortalecimento da gestão pública e em outro momento sobre as estratégias de ação regional. (Confira a programação detalhada do Encontro em anexo).

Arena Sebrae – O público também terá oportunidade de conferir as palestras da Arena Sebrae, com temas como Políticas Públicas para o Microempreendedor Individual e o desenvolvimento dos municípios; A desburocratização como ferramenta do desenvolvimento econômico do município: a experiência de Fortaleza e a REDESIM e a integração de processos de licenciamento empresarial, entre outras. (programação em anexo).

No último dia os destaques serão a apresentação das práticas urbanas selecionadas pelo Fórum Implementando Cidades Sustentáveis, com experiências do Amazonas, São Paulo e Pernambuco e ainda o lançamento do Plano Safra 2017. Haverá também atendimento aos municípios pelo Fundo Nacional de Assistência Social.

Congresso de Municípios terá Encontro de Consórcios Públicos do Nordeste

Os consórcios públicos sempre estiveram na pauta das edições do Congresso Pernambucano de Municípios, evento realizado pela Amupe que este ano acontece de 25 a 27 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. O tema é tão importante para os municípios que nesta 4ª edição o Congresso terá um evento paralelo dedicado totalmente às temáticas dos consórcios. Trata-se do Encontro Regional de Consórcios Públicos do Nordeste e acontecerá no dia 26 de julho, das 9h as 18h.

De acordo com o presidente da Amupe, José Patriota, o objetivo é a troca de informações e o fortalecimento dos consórcios existentes. Entre os painéis que serão apresentados, aspectos da legislação como Regime de Contratação, Contratos e Responsabilização Jurídica. Os temas serão abordados por Vladimir Ribeiro, consultor jurídico e elaborador da Lei de Consórcios; Cristiano Pimentel, procurador geral do Ministério Público de Contas-TCE/PE e Joslei Gequelin, analista de Controle Externo e gerente de Consórcios e empresas municipais do Paraná.

Dentro das ações municipalistas os projetos de lei que são de interesse dos consórcios públicos tramitando no Congresso Nacional serão apresentados por Joanni Henrichs, especialista em Consórcios da CNM. O financiamento, gestão e funcionamento serão abordados por Vicente Trevas, incentivador da Lei de Consórcios e consultor da Caixa Econômica Federal, Ana Jansem, do Consórcio de Santa Catarina e Marcius Beltrão, prefeito de Penedo e presidente de Consórcio em Alagoas.

Para finalizar, as experiências dos estados com apresentações dos representantes dos consórcios e uma palestra do presidente da Amupe, José Patriota sobre as estratégias de ação regional. Os interessados no tema devem fazer suas inscrições através do site da amupe – www.amupe.org – e escolher a opção SE-10. As vagas são gratuitas, mas limitadas!

Experiências urbanas serão apresentadas

Boas práticas urbanas do Amazonas, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina foram selecionadas para participar do Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis, que acontece dentro do 4º Congresso Pernambucano de Municípios entre os dias 25 e 27 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco. A escolha das práticas aconteceu por meio de chamada pública realizada pelo CAU/PE, as iniciativas estão alinhadas com conceitos como sustentabilidade e transformação urbana abordados pelo evento.

Em seleção realizada pela Comissão de Diretrizes Estratégicas do Conselho, pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e pela coordenação do evento, foram escolhidos dez trabalhos, sendo seis deles na categoria menção honrosa.

As quatro melhores serão apresentados a gestores públicos, arquitetos e urbanistas e demais participantes do evento no dia 27 de julho. Durante todo o evento, entretanto, os trabalhos selecionados poderão ser conhecidos em exposição montada no estande do CAU/PE. Confira a lista:

Melhores práticas

Plano Diretor do Centro de Manaus (AM)

A Cidade Precisa de Você (SP)

Makeathon Fab City (PE)

Movimento Olhe Pelo Recife – Cidadania a pé (PE)



Menções honrosas

Bairro Escola Bom Retiro (SP)

Arquitetura na Periferia (MG)

Acessibilidade e sustentabilidade nos trilhos do Parque Nacional em Fernando de Noronha (PE)

Centro Sapiens (SC)

Oxe, minha cidade é massa! (PE)

Plano de regularização fundiária de assentamento habitacional na Área de domínio da União no Parque Histórico Nacional dos Guararapes (PE)

Lançamento do Plano Safra será no 4º Congresso Pernambucano de Municípios

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020, – conjunto de ações e políticas públicas da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário- será anunciado no próximo dia 27, das 9h às 12h30, no Teatro Tabocas, Centro de Convenções, dentro da programação do 4º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Na apresentação, o titular da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário em Pernambuco, Rodrigo Almeida, falará sobre as diretrizes das políticas públicas que integram o programa. “Somente para linhas de crédito do Pronaf, a Sead (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário) disponibilizou recursos da ordem de R$ 30 bilhões”, diz o delegado.

No dia anterior, 26 de julho, Rodrigo Almeida discorrerá sobre o tema: A agricultura familiar para o desenvolvimento das cidades. O delegado estará no painel Os municípios e o desenvolvimento rural, dividindo mesa com o secretário de Agricultura do Estado, Nilton Mota, e a economista Tânia Bacelar.

A grande novidade do programa, que passa a ser plurianual, é a diminuição de juros do crédito rural. Os juros para a safra 2017/2020 variam de 0,5%, 2,5% e 5,5% ao ano. “Taxas reduzidas também favorecem sistemas de produção de base agroecológica e orgânica, assim como investimentos em produção de energia renovável, irrigação, armazenagem e práticas sustentáveis de manejo do solo e da água”, ressalta Rodrigo Almeida.

O Plano Safra é um conjunto de ações para o fortalecimento da agricultura familiar e possui dez eixos de atuação voltados para a segurança jurídica da terra, titulação e regularização fundiária, seguro da produção, ações para o Semiárido, assistência técnica e extensão rural, entre outras políticas.

Link Externo: http://www.amupe.org/inscricoes-abertas-para-o-4o-congresso-pernambucano-de-municipios-evento-que-discute-a-cidade-que-precisamosnos-dias-2526-e-27-de-julho2017-no-centro-de-convencoes-de-olinda-inscreva-se-pelo-site/

Nova turma do curso “Energia Solar sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede” será realizada no final de agosto, em Pernambuco

O Grupo OPortoForte está promovendo nova turma do curso “Energia Solar sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede“, nos dias 25, 26 e 27 de agosto.

O curso abordará os temas fundamentais para projetar uma instalação de acordo com a resolução ANEEL 482/2012 revisada. Ele é baseado em conceitos consagrados na Alemanha – líder mundial na energia solar – e correlacionados à realidade brasileira. Além de exercícios práticos, durante as aulas haverá a oportunidade de visitar uma instalação fotovoltaica em funcionamento, permitindo aprofundamento e discussão do conhecimento adquirido.

O curso será ministrado pelo consultor Ronaldo Fonseca Rocha, da Solarize, que é engenheiro eletricista e mecânico e atua no segmento de aquecimento solar para água de uso residencial, industrial e de piscinas desde 1996, e a partir de 2012 com sistemas fotovoltaicos.

A visita técnica será realizada na Usina Solar São Lourenço da Mata (Arena de Pernambuco) e as aulas serão realizadas na Rua Professora Silvia Ferreira, 105 – Piedade, Jaboatão dos Guararapes-PE.

O valor do investimento é de R$ 950,00 - associados CREA-PE/PB/SE/AL tem direito a 20% de desconto. A carga horária é de 24 horas, três dias consecutivos.

Os interessados podem buscar mais informações em: comercial@oportoforte.com.br ou pelos telefones: (81) 3023 7606 ou (81) 3203 3355.

* Com informações Assessoria Grupo OPortoForte

Link Externo: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID=%7BF5EAADD6-CCB0-4E29-A0C4-482D3D66BB65%7D¶ms=itemID=%7B60A71D5F-C277-4F0E-8DE8-FD8678F08CB1%7D;&UIPartUID=%7BD90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898%7D

Curso Externo

Participe!

Economia Circular

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Grupo de Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe) convidam a participar do VI Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos e IV Congresso Brasileiro de Resíduos sólidos, o evento ocorrerá de 20 a 22 de setembro em Recife/PE.

Tema: Economia Circular



Eixos temáticos:
Políticas públicas e legislação ambiental;

Gestão integrada de resíduos sólidos;

Educação ambiental e boas práticas;

Responsabilidade socioambiental;

Tecnologias limpas e inovadoras;

Poluição e degradação ambiental.

CONTATO

(81) 2127-0600

mvs@sindusconpe.com.br

CNPJ 11.010.725/0001-87